Quinta-feira, 17 de Maio de 2007

Nuno janeiro

Nuno Janeiro é um jovem paraplégico nos Morangos
“Andar em cadeiras de rodas não é nada fácil”
Para dar vida a Sam, o modelo jovem actor teve que passar por um vasto processo de mentalização e teve como professor um ex-nadador paralímpico

Aos 29 anos, Nuno Janeiro atravessa um dos momentos mais felizes da sua jovem carreira. Cara da Face Models, a agencia de modelos de Fátima Lopes, este jovem natural de Abrantes é uma das personagens preferidas dos faz da quarta série dos Morangos com Açúcar, onde interpreta o papel de um jovem surfista que ficou paraplégico após ter sido atropelado. Samuel Viegas, ou Sam, como é mais conhecido, é estudante do 11º ano do Colégio da Barra e é um membro activo na luta contra as barreiras arquitectónicas, que tanto dificultam a sua vida por se deslocar numa cadeira de rodas.

Uma estreia em televisão que representou diversos desafios. “A preparação não foi nada fácil. Tive que andar em casa de cadeiras de rodas, aprender a não me mexer da cintura para baixo e atravessar todo um processo de mentalização.”, Confessou o JR.
Quanto às dificuldades e limitações de todos os que, no dia-a-dia, têm de andar em cadeira de rodas, assume que “só quem vive dentro dos problemas é que sente as coisas”, mas aprendeu “a ver o Mundo de forma diferente”. Na sua preparação apercebeu-se ainda que “vivemos um país com diversas barreiras. Andar na rua, subir passeios e escadas são ainda um problema”, lamenta o actor.
Na série, Sam é considerado por todos um exemplo, porque aprendeu a viver com a sua deficiência e, apesar da sua condição física, continua a praticar desporto. Pratica natação e treina intensivamente para se qualificar para os Jogos Paralímpicos, dando visibilidade ao projecto da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes. Coube a Nuno Vitorino, um ex-nadador olímpico, a missão de o ajudar a encarnar esta faceta da sua personagem. “O Nuno ajudou-me com a natação e outros desportos”, revela o actor e modelo Nuno Janeiro.
Se para o actor a preparação foi difícil, para o seu mestre Nuno Vitorino a tarefa foi mais simples. “Eu e o Nuno temos algumas semelhanças, até na forma como encaramos a vida. Integrei-o nos treinos e ele foi-se apercebendo naturalmente das limitações físicas e adaptou-se facilmente à água”, relembra o nadador, que considera de extrema importância a existência de uma personagem como a sua para mostrar as dificuldades mais vistas do nosso país. “Foi importante para dar visibilidade aos Paralímpicos de Pequim, em 2008”, diz. “Com a visibilidade que o Sam tem na novela e a que os Morangos têm tido ao longo dos tempos, esta participação foi ouro sobre azul, não só para divulgar o projecto de desporto da federação mas também para sensibilizar a população para a questão das barreiras arquitectónicas”, acrescenta.
E, aproveitando este espaço de entrevista, vai deixando alguns recados sobre as maiores barreiras que aos olhos mais comuns parecem coisas simples. “Só em Portugal é que temos este tipo de calçada irregular, que é maior dor de cabeça para quem tem de andar de cadeira de rodas”, diz o atleta paralímpico.

Conciliar a moda e as gravações

Habituado
a desfilar e a posar para as objectivas máquinas fotográficas, Nuno Janeiro está a aprender a trabalhar numa nova área. “Estou a adorar esta primeira experiência na representação e tenho sorte de ter excelentes colegas”, diz.
Mas, desengane-se quem pensa que Nuno abandonou as lides de moda. “Sempre que posso concilio a moda com as gravações dos Morangos com Açúcar”.
Na série, Sam namora com Natacha, mas começa a ganhar cumplicidade com Becas, adivinhando-se, para breve, um novo triângulo amoroso. “Não posso revelar mais. Têm que ver”, desafia Nuno Janeiro.
fonte: morangos na net
publicado por mcamorangoscomacucar às 17:44
link do post | comentar aqui !! | favorito
|
Menu Elenço Galeria Jogos Links Contacto

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.Votem para o blog

Link-me!


.Pessoas online ?

online

.Quantos visitantes passaram por aqui ?